Situação de Aprendizagem: MEU PRIMEIRO BEIJO
Professora: Rosinez Bovi de Freitas Miranda
Público alvo: 9º ano
Duração: de 5 a 6 aulas
Antes da leitura
§ O professor levar para a sala o significado do beijo nas
diversas culturas do mundo.
§ Análise de músicas com o tema "BEIJO".
Sugestões: Já sei namorar (Tribalistas), Na base do beijo ( Ivete Sangalo), ou
outras.
Durante a leitura
(Parar em um trecho que achar propício). Perguntar: a) o que
faz o menino ser chamado de "Cultura Inútil?
b) O que o garoto
quis dizer com: "Você é a glicose do meu metabolismo"?
c) O que é um NERD?
Você considera o garoto um NERD?
Depois da leitura
a) Qual o público-alvo do texto? Por quê?
b) Qual o período da vida dessa personagem?
c) Em relação ao foco narrativo, podemos dizer que está em
primeira ou terceira pessoa? Justifique com um trecho do texto?
d) Quanto tempo se passou entre o recebimento do bilhete e o
primeiro beijo?
e) Qual o julgamento que a narradora faz do 1º beijo?
f) Que estratégias o menino usou para que a menina mudasse
de comportamento em relação a ele?
g) Como podemos caracterizar psicologicamente as
personagens?
h) Explique a
seguinte frase: "As contas do telefone aumentaram, depois
diminuíram".
Produção
Sugestões:
a) Produza outro final para essa história.
b) Produza uma enquete sobre o primeiro beijo, o primeiro
namorado, o primeiro amor, etc.
Os alunos adoram enquete. isso vai fazer com que a maioria participe, com certeza!!! O tema é propício para as séries.
ResponderExcluirObrigada Cibele!
ResponderExcluirObrigada Cibele!
ResponderExcluir