domingo, 16 de junho de 2013

Relato de experiência de leitura de Elaine Carneiro Perazolli

Tenho ótimas lembranças dos meus primeiros momentos de leitura. Também fui alfabetizada com a cartilha Caminho Suave, eu adorava as lições que a cada dia a pofessora nos ensinava. Eu me lembro que tinha dificuldade na pronúncia do /x/ nas últimas lições e meu pai me ajudava em casa quando ele chegava do trabalho. Mas, criei o hábito pela leitura quando fui para o 7o ano. Eu tinha uma professora de português que eu a admirava muito, ela lia para os alunos alguns capítulos de livros com histórias que nos faziam despertar o interesse. E, depois ela parava e nós cheios de curiosidade para saber o final das histórias íamos à Biblioteca em busca do livro.
Eu procuro na minha prática seguir o exemplo da minha professora que indicava livros com temas atraentes,como: romance, aventura, suspense, terror, mistério,etc. O que me marcou muito nesse período foram livros da "Coleção Vagalume": A ilha perdida, O escaravelho do diabo, Éramos seis, Um cadáver ouve rádio, etc.
Tive também a minha avó materna como exemplo ela adorava ler, lia de tudo: bulas de remédios, receitas culinárias, revistas, jornais e livros de literatura. Isso me chamava atenção, então pedia para que ela lesse em voz alta. E, gostava mais ainda quando ela contava aquelas histórias de tradição oral, os "causos" daquela época.
A leitura é um momento mágico que nos traz lembranças por toda nossa vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário