quarta-feira, 19 de junho de 2013

TEXTO:Meu Primeiro Beijo (Antonio Barreto)

É difícil acreditar, mas meu primeiro beijo foi num ônibus, na volta da escola. E sabem 
com quem? Com o Cultura Inútil! Pode? Até que foi legal. Nem eu nem ele sabíamos 
exatamente o que era "o beijo". Só de filme. Estávamos virgens nesse assunto, e 
morrendo de medo. Mas aprendemos. E foi assim...
Não sei se numa aula de Biologia ou de Química, o Culta tinha me mandado um dos 
seus milhares de bilhetinhos:
"Você é a glicose do meu metabolismo.
Te amo muito!
Paracelso"
E assinou com uma letrinha miúda: Paracelso. Paracelso era outro apelido dele. Assinou 
com letrinha tão minúscula que quase tive dó, tive pena, instinto maternal, coisas de 
mulher... E também não sei por que: resolvi dar uma chance pra ele, mesmo sem saber 
que tipo de lance ia rolar.
No dia seguinte, depois do inglês, pediu pra me acompanhar até em casa. No ônibus, 
veio com o seguinte papo:
- Um beijo pode deixar a gente exausto, sabia? - Fiz cara de desentendida.
Mas ele continuou:
- Dependendo do beijo, a gente põe em ação 29 músculos, consome cerca de 12 calorias 
e acelera o coração de 70 para 150 batidas por minuto. - Aí ele tomou coragem e pegou 
na minha mão. Mas continuou salivando seus perdigotos:
- A gente também gasta, na saliva, nada menos que 9 mg de água; 0,7 mg de albumina; 
0,18 g de substâncias orgânica; 0,711 mg de matérias graxas; 0,45 mg de sais e pelo 
menos 250 bactérias...
Aí o bactéria falante aproximou o rosto do meu e, tremendo, tirou seus óculos, tirou os 
meus, e ficamos nos olhando, de pertinho. O bastante para que eu descobrisse que, sem 
os óculos, seus olhos eram bonitos e expressivos, azuis e brilhantes. E achei gostoso 
aquele calorzinho que envolvia o corpo da gente. Ele beijou a pontinha do meu nariz, 
fechei os olhos e senti sua respiração ofegante. Seus lábios tocaram os meus. Primeiro 
de leve, depois com mais força, e então nos abraçamos de bocas coladas, por alguns 
segundos.
E de repente o ônibus já havia chegado no ponto final e já tínhamos transposto , juntos, 
o abismo do primeiro beijo.Desci, cheguei em casa, nos beijamos de novo no portão do prédio, e aí ficamos 
apaixonados por várias semanas. Até que o mundo rolou, as luas vieram e voltaram, o 
tempo se esqueceu do tempo, as contas de telefone aumentaram, depois diminuíram...e 
foi ficando nisso. Normal. Que nem meu primeiro beijo. Mas foi inesquecível!

BARRETO, Antonio. Meu primeiro beijo. Balada do primeiro amor. São Paulo: FTD

Situação de Aprendizagem: MEU PRIMEIRO BEIJO

1º)o professor deve fazer uma sensibilização sobre o assunto.Conversar sobre como foi o primeiro beijo, quem já deu o 1ºbeijo; também sobre os tipos de beijos que existem e o que cada um representa .
2º) deve-se realizar uma leitura compartilhada, onde o professor vai interferindo e explicando algumas dificuldade que irão aparecer
3º) fazer um entendimento mais detalhado das expressões que aparecem no  texto e da descrição que encontramos sobre o beijo.
4º) pedir que os alunos relatem algum beijo de amor que viram em novelas ou filmes;
5º)mostrar alguns beijos de amor, que ficaram famosos como o 1ºbeijo da TV brasileira, beijos de alguns filmes (como "O vento levou"; "Uma linda mulher"(onde o combinado era que não  poderia haver beijos na boca); os beijos de príncipes e princesas...inclusive em "sapos"...enfim explora o assunto,utilizando-se de recursos tecnológicos .(comparar com os beijos que eles citaram no ítem 4)



6º)fazer um levantamento coletivo, com músicas onde apareçam a palavra "beijo"
7º)verificar que dentro do texto apresentado, existe também um 2ºtexto "um bilhete"...abordar a estrutura do mesmo e do texto principal.

Depois de muito explorar o assunto, conversar ainda, sobre como são nossas expectativas, com a 1ª vez...em ir a uma escola; num curso; ou ainda uma situação de apresentar o 1º namorado(a) à família, ou ir até a casa dele(a) ; o primeiro emprego;enfim propor a produção de um texto, onde abordarão o assunto tratado, como uma estreia em algo na vida.Esta produção deverá ser feita individualmente; em seguida os alunos poderão trocar seus textos para serem corrigidos por colegas; para depois o professor corrigi-los.Os alunos que quiserem também poderão ler à frente da classe o texto escrito e revisado.









Nenhum comentário:

Postar um comentário