Situação de Aprendizagem "Pausa" – Moacyr Scliar
Antes da Leitura
ü Chamar atenção do aluno com relação ao tema;
ü Tipologia textual (Crônica);
ü Quais as características de uma crônica?
ü Expectativa em função do autor;
ü Com base nas respostas dos alunos o professor faz as devidas intervenções;
Durante a leitura
ü Questioná-los qual a finalidade do texto;
ü Esclarecimentos de palavras desconhecidas como:
a) Vacilantes
b) Chambre
c) Vorazmente
d) Longínquos
e) Carcomido
f) Lancinante
g) Soturno
ü Identificação de parágrafo chave e intertextualidade através de uma música ou texto;
ü A partir deste parágrafo instigá-los a dar continuidade para o texto, o aluno vai dar um final diferente para a crônica;
Depois da leitura
ü Divisão dos grupos;
ü Trazer uma crônica para a classe;
ü Fazer a leitura em grupo e analisar as crônicas quanto as suas características textuais e estrutura;
ü Selecionar as palavras desconhecidas e montar um bingo com essas palavras e posteriormente buscar o seu significado;
ü Finalizar com uma produção escrita do gênero crônica ;
ü Selecionar duas crônicas para fazer a reescrita.
Elaine Perazolli
Nenhum comentário:
Postar um comentário