sábado, 22 de junho de 2013

Situação de Aprendizagem "Pausa" – Moacyr Scliar

Antes da Leitura
ü  Chamar atenção do aluno com relação ao tema;
ü  Tipologia textual (Crônica);
ü  Quais as características de uma crônica?
ü  Expectativa em função do autor;
ü  Com base nas respostas dos alunos o professor faz as devidas intervenções;
Durante a leitura
ü  Questioná-los qual a finalidade do texto;
ü  Esclarecimentos de palavras desconhecidas como:
a)      Vacilantes
b)      Chambre
c)       Vorazmente
d)      Longínquos
e)      Carcomido
f)       Lancinante
g)      Soturno
ü  Identificação de parágrafo chave e intertextualidade através de uma música ou texto;
ü  A partir deste parágrafo instigá-los a dar continuidade para o texto, o aluno vai dar um final diferente para a crônica;
Depois da leitura
ü  Divisão dos grupos;
ü  Trazer uma crônica para a classe;
ü  Fazer a leitura em grupo e analisar as crônicas quanto as suas características textuais e estrutura;
ü  Selecionar as palavras desconhecidas e montar um bingo com essas palavras e posteriormente buscar o seu significado;
ü  Finalizar com uma produção escrita do gênero crônica ;
ü  Selecionar duas crônicas para fazer a reescrita.

Elaine Perazolli

Nenhum comentário:

Postar um comentário