Situação de Aprendizagem- Pausa
Duração: 5 a 6 aulas
Observação: Entregar apenas a 1ª folha
1- Levantamento de conhecimentos prévios ( Sondagem)
a) Perguntar o que os alunos pensam que vai ser falado em um texto com tal título.
2- Pela leitura do primeiro parágrafo, perguntar sobre o narrador, se ele é personagem ou apenas observador;
a) Pela leitura do diálogo entre marido e mulher, inferir sobre as características dos personagens e da relação: o que está acontecendo? Quem está falando com quem? Do que essas pessoas estão falando?
b) A partir do momento em que o personagem entra no hotel, se identificando com outro nome, o que vocês pensam que pode acontecer?
c) A partir de então, pedir para eles continuarem a história, elaborando um possível desfecho;
d) Pedir para que os alunos que apresentam mais dificuldades façam duplas com os alunos que apresentam menos dificuldades, para que haja a interação no processo de escrita;
e) Levar o texto para os alunos para apontamentos que os ajudem a desenvolver as habilidades de leitura e escrita;
f) Entregar e fazer as intervenções necessárias quanto a progressão temática;
g) Ler uma das redações produzidas pela classe;
h) Apresentar o desfecho original e levantar disparidades e semelhanças em relação aos textos deles;
i) Após a leitura, organizar uma dramatização, convidando os alunos que se propuseram a participar, principalmente os que apresentam dificuldades na escrita, motivando e mobilizando as habilidades orais deles.
a) Pela leitura do diálogo entre marido e mulher, inferir sobre as características dos personagens e da relação: o que está acontecendo? Quem está falando com quem? Do que essas pessoas estão falando?
b) A partir do momento em que o personagem entra no hotel, se identificando com outro nome, o que vocês pensam que pode acontecer?
c) A partir de então, pedir para eles continuarem a história, elaborando um possível desfecho;
d) Pedir para que os alunos que apresentam mais dificuldades façam duplas com os alunos que apresentam menos dificuldades, para que haja a interação no processo de escrita;
e) Levar o texto para os alunos para apontamentos que os ajudem a desenvolver as habilidades de leitura e escrita;
f) Entregar e fazer as intervenções necessárias quanto a progressão temática;
g) Ler uma das redações produzidas pela classe;
h) Apresentar o desfecho original e levantar disparidades e semelhanças em relação aos textos deles;
i) Após a leitura, organizar uma dramatização, convidando os alunos que se propuseram a participar, principalmente os que apresentam dificuldades na escrita, motivando e mobilizando as habilidades orais deles.
3- Para trabalhar a intertextualidade temática o professor deve levar a música “ Cotidiano”, de Chico Buarque e mediar uma análise paralela à crônica.
4- Passar para a classe o filme "Click"
a) Após o filme, sugerir uma reflexão: o que eles mudariam na vida deles, se pudessem? o que poderiam fazer de diferente? em que momento de suas vidas, eles pausariam pelo fato de ter sido muito bom? que outros momentos gostaria que nunca tivesse existido?
b) A partir da reflexão, propor uma produção final em que eles devem se colocar no lugar da personagem do filme, ou seja, narrador em primeira pessoa e fazer as modificações já comentadas anteriormente. Pedir para fazer um rascunho, trocar as produções com os colegas a fim de conferir a clareza e coerência do texto e depois passar a limpo.
c) Propiciar um momento de leitura dessas produções, sempre respeitando os alunos que gostam de ler em público e os que não se sentem à vontade.
Mada, O filme Click é uma ótima pedida para a comparação com o texto. Parabéns!
ResponderExcluirFicou muito bom, Madalena. Achei suas perguntas bem pertinentes.
ResponderExcluirObrigada, Cibele! é um filme muito interessante mesmo!
ResponderExcluirObrigada, Rosinez! Suas sugestões me ajudaram muito!
ResponderExcluir