domingo, 2 de junho de 2013


Meu depoimento


                      Sou também professora de educação infantil...e sempre tomo um cuidado ainda maior em minhas experiências com meus pequenos alunos...pois consigo, até hoje, lembrar-me muito do meu 1ºano na escola.
                   Minha 1ª professora, tinha o nome de Lourdes...alguém que chegava na sala de aula sempre muito arrumada, maquiada e muito cheirosa (consigo sentir o cheiro dela se forçar a memória) Adorava quando ela aproximava-se de mim em minha mesa e eu podia sentir de perto, o cheiro do perfume que ela usava...enfim, esta mulher tão meiga e cheirosa me ajudou na iniciação da leitura e escrita. Lembro-me de um texto, que levei para casa de tarefa, para uma leitura...li e reli inúmeras vezes e aprendi o significado de uma palavra nova “ambas”...achei demais...não parava mais de usar este vocábulo em minhas frases... E neste momento, em que escrevo neste fórum, fiquei com tantas saudades da época, da professora, do texto; que escrevi no google a frase que em minha memória está gravada  “ambas ficaram sem a boneca” .e tive uma nova experiência de leitura e escrita...visualizei todo o texto...vendo que se tratava de um poema chamado “A boneca” de Olavo Bilac...sinceramente não tinha tido contato com o texto novamente e nem lembrava-me do autor , mas este depoimento me proporcionou este reencontro...”
               A Boneca           
                                          
Deixando a bola e a peteca,
Com que inda há pouco brincavam,
Por causa de uma boneca,
Duas meninas brigavam.
Dizia a primeira: "É minha!"
— "É minha!" a outra gritava;
E nenhuma se continha,
Nem a boneca largava.
Quem mais sofria (coitada!)
Era a boneca. Já tinha
Toda a roupa estraçalhada,
E amarrotada a carinha.
Tanto puxaram por ela,
Que a pobre rasgou-se ao meio,
Perdendo a estopa amarela
Que lhe formava o recheio.
E, ao fim de tanta fadiga,
Voltando à bola e à peteca,
Ambas, por causa da briga,
Ficaram sem a boneca
 
                                        Olavo Bilac
 
 

7 comentários:

  1. Olá professoras!

    Estou estou inaugurando os comentários!

    Que legal!

    É isso mesmo!

    Parabéns e muito sucesso.

    Rivaldo (tutor)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tutor...aguardamos as postagens dos outros depoimentos do grupo e comentários dos colegas

      Excluir
  2. Parabéns, ficou muito legal o blog. um abraço Lucia.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meninas!
    Ficou muito bom! Parabéns! Beijos! Rosinez

    ResponderExcluir
  4. Meu depoimento:

    O início de minha vida escolar foi muito alegre. Entrei direto na 1ª série com sete anos, pois eu estudei em escola de fazenda (rural) . Era uma única sala com três séries trabalhando juntas, distribuídas em três fileiras: cada fileira representava uma série.Chamava Escola Mista da Barra Mansa. Minha professora era Dona Lindíria, adorável, elegante,magrinha, muito competente. Ensinou-me muito.Que saudades! Dona Lindíria trazia os livros, lindos, tão esperados, pois nós, alunos, éramos bem humildes e não tínhamos condições de comprá-los. Eu adorava ler aqueles livros. Gostava mais de ler, pois escrever não era o meu ponto forte... Ah e quando, a professora lia para nós. Eu nem respirava.Ficava só imaginando as personagens, os lugares. Viajava na leitura. Foi muito bom...Tive outros professores que também me incentivaram a leitura. Atualmente, leciono em Itapuí. E já tenho 24 de carreira.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Rosinez! Muito bonito seu depoimento. Você deu um exemplo muito verdadeiro e motivador do que a leitura pode ser capaz de fazer com nossa vida, com nossas escolhas e caminhos...apesar das dificuldades, esse universo encantando fez parte de suas vivências e fez com que você se tornasse uma profissional da área da educação, que lida a todo momento com os livros, com o conhecimento que eles nos trazem, com a fruição e deleite que eles nos proporcionam. Parabéns pela sua história!!!

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Ana Claudia! Obrigada Madalena!

    Fico contente com o carinho de vocês. Beijos

    ResponderExcluir